domingo, 20 de dezembro de 2015

A alegria do encontro

Na liturgia de hoje vemos a Virgem Maria que vai ao encontro de sua prima Isabel. Maria não vai de qualquer jeito, ela vai apressadamente. E como lemos no Evangelho, esse encontro foi um encontro jubiloso, cheio de alegria !

A Virgem Maria tinha acabado de receber a visita do Arcanjo Gabriel que lhe anunciou que dela nasceria o Filho de Deus, o Senhor, o Rei dos reis. Maria poderia muito bem reclamar o direito de ser servida pois afinal, literalmente ela estava com ‘‘ o Rei na barriga’’ ! Mas não, ela decide ir até a sua prima, ela vai apressadamente, cheia de disposição e alegria para contemplar a Promessa de Deus e se colocar ao serviço de sua parente.

O Papa Francisco têm insistido sobre a cultura do encontro, sobre o fato de que precisamos ir ao encontro do outro. Sim, é verdade, nem sempre temos prazer em estar com certas pessoas, as vezes é pesado estar na companhia de tal pessoa, mas nós, enquanto cristãos somos chamados à deixar nossa zona de conforto para irmos ao encontro do outro.

No século XX Sartre, um grande filósofo francês disse que ‘‘o inferno é o outro.’’ No Evangelho, Cristo, o Filósofo por excelência nos ensina que podemos encontrá-lo no outro, no próximo, sendo assim, o outro não é o meu inferno mas sim o meu céu pois posso encontrar o Senhor nele.

Que a Virgem Maria nos ajude a sairmos da nossa zona de conforto para irmos ao encontro do outro, com alegria e disposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário